quarta-feira, 17 de junho de 2020

Canavieiras: Prefeito manda liberar carro utilizado para transporte irregular apreendido pela Guarda Municipal



Prefeito de Canavieiras Roberto Almeida


Pedido para liberação do veículo teria partido de um vereador da base aliada



O prefeito de Canavieiras Roberto Almeida (PPS), em medida arbitrária, permitiu a liberação do veículo apreendido pela Guarda Civil Municipal (GCM) na última terça-feira (09/06/2020), flagrado realizando transporte irregular de passageiros (relembre aqui). De acordo com uma fonte que não quis se identificar, o prefeito ordenou ao Comandante da Guarda que liberasse o veículo pois havia recebido um pedido de um aliado político e não poderia negar. Ainda de acordo com a fonte, o pedido havia partido de um vereador da base aliada do prefeito e de um outro funcionário que atua na barreira sanitária, o que gerou revolta imediata nos profissionais envolvidos na operação.
À Época da apreensão, o Sul Bahia Notícias apurou que o condutor do veículo, de pré nome Jilvan, era reincidente no descumprimento das medidas sanitárias impostas pelos decretos municipais, editados pelo próprio prefeito, inclusive sendo flagrado por Guardas Municipais em um bar consumindo bebida alcoólica, quando deveria estar cumprindo quarentena. As informações também dão conta de que Jilvan já retornou para o estado de São Paulo.
O decreto 097/2020, publicado em 03 de Junho do corrente ano, prevê em seu artigo 1º que "Os equipamentos apreendidos pela Guarda Civil Municipal, em razão do descumprimento das medidas sanitárias estabelecidas em decretos anteriores, bem como pela vigilância sanitária e Ministério da Saúde, serão guardados em depósito, sob a responsabilidade da Guarda Civil Municipal Municipal e somente serão retirados após 30 (trinta) dias corridos, a ser contados desde a data da apreensão, mediante requerimento administrativo a ser realizado no Setor da tributação do prédio da Prefeitura Municipal". Porém o prefeito Almeida, ignorando o decreto, autorizou a liberação do veículo abrindo, inclusive, precedente para que os donos de outros equipamentos que estão em poder da GCM possam reaver seus pertences.
Em contato com o Comandante da GCM em Canavieiras, Thales Pedreira, fomos informados que o procedimento de liberação independe da Guarda Municipal e que o proprietário do veículo compareceu à sede da instituição já em posse do termo de ajustamento de conduta. "Ele assinou um termo de ajustamento de conduta na Prefeitura e vem na Guarda autorizado a pegar o carro, daí na Guarda eu faço um termo de entrega pra ele assinar. Não depende da minha ordem não, isso não tramita na guarda", relatou o CMDT Pedreira por telefone, ao ser questionado sobre a liberação do veículo. Outro fato apurado pelo Sul Bahia Notícias é que, mesmo sendo flagrado desrespeitando as normas sanitárias contidas nos decretos,estranhamente o nome do condutor e nem o seu CPF constavam na lista de pessoas que deveriam, obrigatoriamente, cumprir quarentena e serem monitoradas pela secretaria municipal de saúde, evitando assim possível propagação do coronavírus. A Guarda Civil Municipal de Canavieiras tem realizado um trabalho de fundamental importância no enfrentamento à pandemia causada pelo novo coronavírus, desenvolvendo ações de fiscalização e combate às infrações das normas contidas em decretos municipais, que visam proteger a população da COVID-19, sendo importante aliada dos profissionais que estão na linha de frente do combate à pandemia. Canavieiras possui hoje 27 casos confirmados de COVID-19 com 25 pessoas curadas e 02 óbitos, 15 pessoas ainda aguardam resultado.

Anderson Souza - Jornalista


Postagem Anterior
Próxima Postagem

0 comentários :