terça-feira, 27 de abril de 2021

Una: Líder de Catadoras e Catadores será Embaixadora Lixo Zero

Kasislandia Gomes dos Santos, popularmente conhecida como Cida do Lixão, será a mais nova embaixadora lixo zero de Una-BA. Graças à visibilidade da sua atuação como liderança no município e às parcerias do Programa Una Lixo Zero, a catadora iniciou a sua formação como embaixadora lixo zero no dia 26/04 e, ao final da formação, ela passará a falar em nome do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e da Juventude Lixo Zero (JLZ), tendo representação e legitimação nacional e internacional. “Cida é uma liderança forte, autêntica, dedicada, capaz de alcançar grandes voos. Desde o primeiro contato com ela, já tivemos a certeza do seu potencial de articulação de pessoas para a construção de soluções.” comentou Yoji Ikuta, atual Embaixador da Juventude Lixo Zero em Una.
Cida é a atual presidente da associação que reúne os catadores de recicláveis do lixão de Una, a AMAREUNA. A associação foi registrada em 2020 como apoio do NAAP, o Núcleo de Apoio a Associações e Pequenos Produtores, setor da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente responsável pelo acompanhamento de associações no município de Una. A partir da regularização da AMAREUNA, os catadores puderam buscar melhores condições de trabalho junto ao poder público e à iniciativa privada, como energia elétrica, equipamentos de proteção individual, capacitações etc. O mais recente pleito dos catadores é a construção de um galpão onde possam fazer a triagem do material coletado.
A Formação para Novos Embaixadores e Embaixadoras Lixo Zero conta hoje com aproximadamente 161 pessoas inscritas de todos os lugares do Brasil com um propósito em comum: tornar o Conceito Lixo Zero conhecido em todo Brasil. As aulas são divididas em módulos teóricos gravados e encontros semanais ao vivo para o compartilhamento de experiências e atividades práticas. De maneira geral, os embaixadores são porta-vozes do conceito Lixo Zero para diversos segmentos da sociedade, advogam a causa, mobilizam e articulam ações que visam a gestão de resíduos, a educação ambiental e a preservação do meio ambiente em suas respectivas cidades.
“Sempre acreditamos que somos os únicos representantes dos nossos sonhos, por isso, fizemos uma campanha durante 10 dias para inscrições de interessados na formação de novos embaixadores e convidamos pessoas que sabemos que tem um propósito de vida muito próximo dos nossos. Graças a essa mobilização, tivemos 18 inscritos de Una, Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Senhor do Bonfim, Minas Gerais e até da Suíça, mas ver Cida com a gente, lutando pelo que ela acredita, é uma felicidade que não consigo explicar.” narra Claubert Santos, Embaixador Lixo Zero em Una.
“Para todo o movimento lixo zero, é uma vitória imensurável contar com a participação de Cida nesta formação, pois sabemos o quanto catadoras e catadores são desvalorizados em todos os lugares do Brasil. Me sinto honrada por participar desse processo de valorização dos catadores de Una, pois temos acompanhado a história de Cida e sabemos de suas lutas.” completa Priscilla Costa, também Embaixadora Lixo Zero em Una.
Para mais informações sobre o Una Lixo Zero, acesse: https://linktr.ee/unalixozero
Postagem Anterior
Próxima Postagem

0 comentários :