quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Canavieiras terá Museu da Capitania e prefeitura lança campanha para captar acervo

Secretário de cultura de Canavieiras em visita ao museu da capitania em Ilhéus

 

A secretaria de Cultura de Canavieiras lançou a campanha "Abra o baú e doe suas memórias físicas", visando a composição do acervo do Museu da Capitania, que será implantado no município.
O museu tem como objetivo difundir o patrimônio histórico, artístico e cultural do período Brasil - Colônia, através de objetos que retratam essa época. O projeto é uma iniciativa em parceria com o Museu da capitania de Ilhéus, que implantará, em parceria com a gestão municipal, um núcleo em Canavieiras, já que a cidade já figurou como importante polo da navegação nacional e ainda possui um grande potencial náutico.
O secretário de cultura de Canavieiras, José Amorim Cruz, falou da importância da colaboração da comunidade para a implantação deste importante projeto."A história de um povo, pode ser contada através da sua produção material e nos ajudam a entender as transformações que ocorrem na sociedade. Salientamos, que toda contribuição será bem-vinda e desde já agradecemos seu apoio fundamental para o sucesso deste trabalho", afirmou o secretário.
José Amorim reforçou ainda a importância da participação popular nesse projeto. "Você tem algo que possua valor histórico, que possa ser interessante para o público do Museu da Capitania e que represente a história de entes e personagens de Canavieiras? Faça parte dessa campanha, Salientamos, que toda contribuição será bem-vinda e desde já agradecemos seu apoio fundamental para o sucesso deste trabalho", finalizou o secretário Amorim.
A parceria para a implantação do museu da capitania foi firmada em 17/07, quando o secretário de cultura de Canavieiras, José Amorim, realizou uma visita ao museu da capitania em Ilhéus. Na época, o secretário estava acompanhado de Antônio Moura – Artesão e Diretor da Biblioteca Pública, Caio Peltier Loureiro – Associação Apaixonados por Canavieiras e Eliomar Thesbita – Artista Plástico representando a Associação Movimento Cultural de Canavieiras (AMOC). O encontro foi coordenado pelo professor Geraldo Magela e Rogério Matos que apresentaram o Museu da Capitania e sua equipe, demonstrando que o apoio da comunidade, para qualquer unidade museográfica é o segredo para o sucesso.
A comunidade pode colaborar cedendo, em forma de doação, álbuns de fotografia, quadros, pinturas, documentos, ferramentas, acervo de áudio ou vídeo, mobílias e outros artefatos que estejam em bom estado de conservação. Os interessados em colaborar com o projeto poderão procurar a secretaria de cultura, anexo à biblioteca municipal.

Foto: Reprodução Blog Agravo

Anderson Souza - Jornalista
MTE 005584/BA
Postagem Anterior
Próxima Postagem

0 comentários :